12/05/2016

Caipira, do mato, retirante. Nordestina.

Edit Feito para você por com 21 Visões
Mainha!

Aquele amor pelo que somos, de onde viemos e para onde iremos é o que move cada nordestino desse Brasil. O cheiro do coentro, o gosto da rapadura, a incerteza do amanhã. É um calor, uma fagulha que insiste em arder dentro de nós. Sentimos vontade, como todos sentem, mas sentimos mais, porque já nascemos retirantes, naturalmente condenados a fugir de onde amamos.
Valentes são os que batem pé e fincam raízes! Não moço, valente é o que não perde a essência da voz ardida, do sabor de leite e do medo da fome. Valente é o que mantém sotaque e não se envergonha, é o que ao ouvir uma sanfona sente a terra subir pelas pancadas que o pé dá no chão.
E ai daquele que achar ruim, ai do que não entender. Coitado. Não conhece o tamanho do coração de um retirante, de um nordestino.
A nordestina então, doces encantos, balança os filhos nos braços como se tivesse numa rede e canta qualquer música que fale de prece, de reza, de terra, como eu. Ela ensina a chamar de "mainha", mesmo que onde esteja todos digam "madre", "mom", mamãe. Hum! "Mainha" é mais gostoso de ouvir. "Mainha" é mais gostoso de falar. A sopa da nordestina tem maxixe, cará, e osso e no pirão uma dose de cachaça. Mas a nordestina aqui, sabe também preparar rabanadas molhadas na Rakia e sabe também escolher o vinho correto para o peixe (mesmo que não costume beber). A nordestina aqui gosta de ler "Eleanor H. Porter", "Saint Exupéry" e "C S Lewis", mas não perde a oportunidade de dormir e sonhar com "Ariano Suassuna" e de fazer maratona de "Mazzaropi", ainda que ele não seja nordestino.
E vamos sonhar, sempre... Com aquela brisa do mar do meu RN querido, tomar banho de chuveiro quente, pensando nas águas frias das mais belas lagoas de Natal, caminhar pelo bairro lembrando da terra vermelha de Mossoró e desejar que todos um dia possam conhecer um nordestino e saber que sendo o que somos, fazemos o mundo ter um colorido mais nobre e "xêroso".


Obs. Não sou católica, esse vídeo é de uma das músicas que estudo e me lembra muito dos retirantes do meu nordeste.

Sou Kézia Chaves, assessora, podcaster e mãe.
Twitter: @keziachavesbn
Insta: @keziachaves

Beijos.

21 comentários:

  1. Kézia, que texto lindo! Senti tanto afeto ao ler e toda sensibilidade que há nas palavras que você usou para descrever essa linda historia. Parabéns pela delicadeza e mais ainda pela força que emana dentro de ti!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho. A gente tem é que ser forte mesmo. Ne? :)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho. A gente tem é que ser forte mesmo. Ne? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, de outro modo as coisas seriam ainda mais difíceis..ufa!

      Excluir
  4. Kezia, o bom do nosso paí é aa mistura de Cultura, de sotaques, de religiões... acho o povo nordestino é vencedor em qualquer lugar do mundo. Quando vejo que aquele "cabra" é do Nordeste ate dou mais atenção. Infelizmente a sociedade tem a mania de julgar, sem saber os fatos! Podemos sentir claramente em seus posts, recados que és mãe e pouco importa a tua origem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Sou feliz por ser mãe é muito feliz por ser mãe nordestina. ;)

      Excluir
    2. Exatamente. Sou feliz por ser mãe é muito feliz por ser mãe nordestina. ;)

      Excluir
  5. Kezia, boa tarde. Como posso ouvir os seus podcasts? Gostaria de ouvir essas expressoes. Voces brasileiros falam de maneira unica e eu sinceramente gosto. Voce saiu de um estado e foi para outro, seria isso? bom sabado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Câmara. Vc pode procurar por www.basebiblica.net q participo efetivamente de quase todos. E tem tbm o www.oscabracast.com.br, participei pouco desse, mas estou no último de agora.
      São assuntos densos, mas muito importantes, onde discutimos numa visão cristã o momento q vivemos como sociedade. Espero q goste.
      Obrigada pelo carinho, sotaque é o q eu tenho de sobra. Kkkk

      Excluir
    2. Oi Câmara. Vc pode procurar por www.basebiblica.net q participo efetivamente de quase todos. E tem tbm o www.oscabracast.com.br, participei pouco desse, mas estou no último de agora.
      São assuntos densos, mas muito importantes, onde discutimos numa visão cristã o momento q vivemos como sociedade. Espero q goste.
      Obrigada pelo carinho, sotaque é o q eu tenho de sobra. Kkkk

      Excluir
  6. Mamae Kezia, receitas do nordeste por favor. tive uma vizinha nordestina e ganhei alguns quilos. Ser mae é o mais importante, o sotaque é uma animaçao na educação "OXE" kkkkkkkkkkkk Parabens pelo texto e tambem vou procurar seu podcast

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pensar em algo. Ta? Prometo. O site do podcast está passando por atualização de dados, logo volta ao ar. ;)

      Excluir
  7. Que texto lindo !!! Estou adorando o blog !!!

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindo !!! Estou adorando o blog !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Indique o blog para as mamães q vc conhecer. ;)

      Excluir
    2. Obrigada. Indique o blog para as mamães q vc conhecer. ;)

      Excluir
  9. Realmente, o blog cada dia melhor. Eu ja ia pedir o seu podcast, mas ja vi que explicou acima. Vou ouvir e depois digo a minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos terminando a atualização dos dados. Já já ele volta ao ar.

      Excluir
  10. Adoro os nordestinos!
    Quando o resto do mundo se vai assemelhando cada vez mais, temos que valorizar e preservar a diferença; tenham orgulho, sim!

    ResponderExcluir
  11. Eu também acho a vossa pronuncia original e sincera. Voces estao conseguindo transmitir que realmente a mulher brasileira nao é apenas bunda e sim um coração puro. continuem

    ResponderExcluir