A Visão do Educador

Edit


Os Pais e a Educação Infantil: Regras e Limites

Uma educação com regras faz do seu filho uma pessoa mais preparada dentro e fora da sala de aula. Criança irritante e mal-educada achando que pode tudo, por mais fofa que possa ser, não é engraçada e nem dá aquela vontade de apertar as bochechas. Não há quem aguente conviver com crianças sem limites, mas esses "monstrinhos" não se criam sozinhos. Por trás deles existe um adulto responsável, seja mãe, pai, avô ou avó. Uma pessoa que ao invés de educar, fortalece ainda mais os maus hábitos e, quando isso a acontece, o resultado é criança indisciplinada, com baixo rendimento escolar e grande dificuldade para se adequar as regras que devem ser respeitadas, dentro ou fora da escola.

Educar uma criança é uma das coisas mais serias do mundo. Uma das tarefas mais difíceis da vida é educar um indivíduo, mas quem ama cuida, porém é preciso sanar o liberalismo que alguns pais dão aos seus filhos. Criança não pode encher o saco de ninguém, tem que saber se comportar. Claro, que a o espaço dela deve ser respeitado, até mesmo para o desenvolvimento da autonomia, mas é horrível criança mal-educada achando que pode tudo.

Educar é papel da escola, mas é fundamental a participação da família, numa parceria constante em busca de um único resultado. É preciso que haja pais mais conscientes e que parem de culpabilizar as escolas pelo fracasso dessa tarefa, a regra de boa convivência cabe em qualquer lugar.

As crianças fazem birra quando são contrariadas ou não querem fazer determinada coisa, isso é comum, o mesmo acontece com os adultos que se retraem quando as coisas não acontecem do jeito que desejam, mas saber lidar com as provocações exageradas dos pequenos é mais que uma tarefa, é um dever. As crianças possuem memória de instinto e a usa através da chantagem emocional e do choro, especialmente quando bebê (2 aos 4 anos).
As formas rudimentares como surrar, castigar, etc. que alguns pais utilizam podem refletir no comportamento da criança, já que ela ainda está em desenvolvimento. Porém, os pais jamais devem ceder a birra, assim como usar as expressões "Eu não gosto de você" trocando por "Eu não gosto desse comportamento" mantendo a calma e a paciência sempre.

Na pratica essas funções não são tão simples e fáceis de ministrar, mas a conscientização do aprimoramento de seus comportamentos e atitudes facilitam a relação pais e filhos, tornando o processo delicado mais efetivo. Cobrar das crianças um comportamento que você mesmo não possui, torna sua tarefe difícil e hipócrita. Para que haja comunicação saudável e harmoniosa é necessário que antes de educar os filhos eduque a si mesmo e só assim se torna possível manter a candura inocente no sorriso de nossas crianças.



Por Gutto Soares
Educador no Brasil
Instagram: @guttosuarez

50 comentários:

  1. Antes de mais, Prof Gutto parabéns pelo texto. Depois sabemos como é dificil educar um filho nos dias de hoje, mas realmente bater não é a melhor solução. Eu sou do tempo do olhar e sempre funcionou. Espero que ainda voltemos a esse tempo. Abraços

    ResponderExcluir
  2. otimo realmente nao e facil sou mae de dois bebes uma de 3 anos e outra de dias e meu maior medo e a fase escolar ja testemunhei uma otima educao e otimos exemplos dentro de casa e mesmo assim se tornar adolecentes ou adultos mesmo ruins a etapa escolar influencia muito na educacao da crianca ouvia muitos professores dizer que educacao vem de casa e nao estao errados mas uma boa parte tem que vim da escola tbm sempre que um professor perceber um comportamento estranho no aluno acionar os pais seria o ideal mas nao acontece e ruim mas meu maior medo e da etapa escolar se na minha epoca ja nao estava boa a coisa nao quero imaginar agora

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que a educação principal é dos pais e a escola é um ponto de apoio.
    Em muitos casos os pais não gostam de ouvir a verdade e o professor torna-se o mal da história.
    Infelizmente muitos pais precisam trabalhar para sustentar os seus filhos e a "responsabilidade" da educação é direcionada aos professores.
    Neste caso, não existe culpado, deveria existir a conciencia da criança (que consegue perceber o que é certo e errado) que quando falam algo para o seu crescimento, deveriam perceber que é para o seu unico bem.

    ResponderExcluir
  5. otimo realmente nao e facil sou mae de dois bebes uma de 3 anos e outra de dias e meu maior medo e a fase escolar ja testemunhei uma otima educao e otimos exemplos dentro de casa e mesmo assim se tornar adolecentes ou adultos mesmo ruins a etapa escolar influencia muito na educacao da crianca ouvia muitos professores dizer que educacao vem de casa e nao estao errados mas uma boa parte tem que vim da escola tbm sempre que um professor perceber um comportamento estranho no aluno acionar os pais seria o ideal mas nao acontece e ruim mas meu maior medo e da etapa escolar se na minha epoca ja nao estava boa a coisa nao quero imaginar agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Evelin compreendo e respeito sua visao, mas melhor que ter medo é ter esperança. A escola perfeita com conceitos sem defeitos é utopica, ha falhas nas redes institucionais assim como ha falhas em algumas estruturas familiares, creio que nao seja o seu caso. Como educador posso garantir minhas melhores intençoes em ter bona resultados. Escola e sociedade precism ser eternas parceiras, ja que sem educaçao nao ha transformaçoes ou o minimo de mudança. Os tempos mudaram, ha muito liberalismo em nossas crianças e pouca vontade em alguns profissionais. Peço no entanto que nao perca a fé, continue sua luta e alcançará o que deseja. O caminho é arduo, mas juntos nos faremos fortes. Essa luta nao tem fim!

      Excluir
    2. Querida Evelin compreendo e respeito sua visao, mas melhor que ter medo é ter esperança. A escola perfeita com conceitos sem defeitos é utopica, ha falhas nas redes institucionais assim como ha falhas em algumas estruturas familiares, creio que nao seja o seu caso. Como educador posso garantir minhas melhores intençoes em ter bona resultados. Escola e sociedade precism ser eternas parceiras, ja que sem educaçao nao ha transformaçoes ou o minimo de mudança. Os tempos mudaram, ha muito liberalismo em nossas crianças e pouca vontade em alguns profissionais. Peço no entanto que nao perca a fé, continue sua luta e alcançará o que deseja. O caminho é arduo, mas juntos nos faremos fortes. Essa luta nao tem fim!

      Excluir
    3. obrigada
      um ponto exelente q vc colocou nao perde a Fe espero muito que as coisas comecem a mudar pra melhor

      Excluir
    4. obrigada
      um ponto exelente q vc colocou nao perde a Fe espero muito que as coisas comecem a mudar pra melhor

      Excluir
    5. Bom dia, Evelin! Gostariamos de agradecer a sua participação na nossa página. Se tiver temas para sugerir, por favor, informe-nos. Leia também os nossos testemunhos na página inicial. Um beijo

      Excluir
  6. Gutto, minha irma pediu para ler o texto e realmente esta muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Espero que todos os pais consigam perceber a mensagem desse professor que deve lutar muito para seguir com a sua profissao no brasil. Parabens a esse proojeto e para aqueeles que apoiam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A batalha é dura mas a missao faz valer a pena. Muito obrigado!

      Excluir
  8. Muito obrigado pelo apoio! Compreendo toda a dificuldade q pode haver na varias maneiras de educar. Tenho um garotao de onze anos em casa e muitos sobrinhos e sei das forças que precisa emanar p cumprir essa tarefa. Uma missao mais que dificil. Peço no entanto que nao desistam. Estamos juntos nessa!

    ResponderExcluir
  9. Antes de mais, gostaria de dar os parabenizar pelo ótimo texto. Todos passamos ou irão passar altos perrengues por causa de crianças, eu com 4...imagina tudo 4x mais, complicado haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, obrigada pela visita e se quiser sugerir temas, por favor, diga-nos Um abraço

      Excluir
    2. Texto maravilhoso, Gutto! Te adoro... Beijos!

      Excluir
    3. Sou quem adoro você. Obrigado por comentar!

      Excluir
    4. Sou quem adoro você. Obrigado por comentar!

      Excluir
  10. Ótimo texto Gutto parabéns ! Que sirva como conselho para as mamães !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Evelin! Gostariamos de agradecer a sua participação na nossa página. Se tiver temas para sugerir, por favor, informe-nos. Leia também os nossos testemunhos na página inicial. Um beijo

      Excluir
  11. Olá Gutto, Muito obrigada por aceitar o convite e vamos "usa-lo" para outros conteúdos! O meu maior medo é daqui há um ano que vou ter que colocar obrigatoriamente Bernardo na Escola! Medo de quem vai educar o meu filho, medo dos amigos, medo de tê-lo longe de mim. Esse texto deu-me um pouco de segurança, porém é tão dificil ter o papel de dividir conhecimento com uma criança pois a criança é uma esponja (absorve tudoooooooooooooo) ... E para mim é engraçado quando os bbs fazem algo que eu fiz, mais ao mesmo tempo sou obrigada a tomar atenção para fazer algo negativo! Tanto é dificil para uma mae como é dificil para um educador transmitir conhecimento, portanto admiro o seu papel e de todos os profissionais da área. Um abraço para ti e todos os leitores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Carol seu medo é completamente aceitavel e compreensivo. Dividir a educaçao dos filhos c a escola é algo realmente assustador, pois na sala de aula os pequenos estão inseridos a muitas culturas diferentes que são assistidas por uma metodoligia que alguns pais desconhecem. Posso te assegurar que essa tarefa por mais dificil que possa ser é fundamental.Sua participaçao enquanto mãe é de suma importancia. Dadas as circunstancias e a obrigatoriedade de estudo que seu filho possui, mantenha a cautela e esteja diretamente envolvida a tudo que irá acontecer com o pequeno Bernardo, cuidados nunca sao demais. Quanto a mim, estou a disposição para quaisquer necessidades. Quanto a educaçao, estejamos unidos nessa batalha tornando o triunfo realmente possivel. Bjs!

      Excluir
    3. Gutto, eu sei que sempre poderei contar contigo e com o seu profissionalismo. Você não tem ideia o quanto admiro o seu trabalho e quando for grande, vou focar nisso também porém para a área de informática. Meu maior medo é o que não verei, pois debaixo das minhas asas controlo, mas sabemos que filhos são para o mundo! Clara e Bernardo sempre serão acompanhados com o meu amor

      Excluir
  12. Sr Gutto, sou de outra nacionalidade e aqui o ensino é muito dificil. Gostaria de saber se tem como orientar com atividades para crianças de 5 a 7 anos para iniciar a alfabetização. Sou professora em Guine - País Africano e amaria ler dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dicas sobre alfabetização logo estarão aqui. Não deixe de nos acompanhar. Bjs!

      Excluir
    2. Prof Gutto, estou a espera e ja notei que houve alteraçoes na pagina, ansiosa

      Excluir
  13. Olá Mamae Camara, que honra ter alguém de tão longe acompanhando o blog e o meu texto. Muito obrigado! farei uma lista super bacana das dicas que podem auxiliar nesse processo e se as meninas concordarem será postado aqui no blog pra todas que pretendem sanar as mesmas dificuldades consigam ter bons resultados. Acompanhe as postagens e caminharemos juntos na mesma direção. A alfabetização infantil é um processo muito delicado que precisa ser visto com mais respeito e diante disso espero poder ajudar a você e quem mais for preciso. Podemos trocar experiencias e aprender juntos. Quem sabe assim sensibilizamos mais pessoas que embarquem conosco nesta causa educadora!

    ResponderExcluir
  14. Prof Gutto. O senhor leciona em que estado Brasil? Qual é a idade das crianças que tem a sorte de te-lo como professor. Estou ancioso para novos temas e vou seguir a pagina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ministro aulas numa cidade do interior de São Paulo. Sorte é a minha em poder me encontrar todos os dias com a inocência das crianças, elas realmente me surpreende. Fico grato por te-lo conosco, além de nos seguir você pode sugerir temas e assuntos, todas as alternativas são validas. Curti nossa pagina no Facebook, lá você também acompanha as novidades.Abçs!
      https://www.facebook.com/Nossa-Vis%C3%A3o-De-M%C3%A3e-167365956995608/?fref=ts

      Excluir
  15. Esse texto gu ficou lindo nele fala a verdade que passamos de mãe pra filho as vezes não sabemos lidar com nossos filhos ai está o erro necessitamos aprender e ali eu li bastante palavra que me deu um preparo uma dica continua assim e parabéns pelo trabalho amei

    ResponderExcluir
  16. Esse texto gu ficou lindo nele fala a verdade que passamos de mãe pra filho as vezes não sabemos lidar com nossos filhos ai está o erro necessitamos aprender e ali eu li bastante palavra que me deu um preparo uma dica continua assim e parabéns pelo trabalho amei

    ResponderExcluir
  17. Esse texto gu ficou lindo nele fala a verdade que passamos de mãe pra filho as vezes não sabemos lidar com nossos filhos ai está o erro necessitamos aprender e ali eu li bastante palavra que me deu um preparo uma dica continua assim e parabéns pelo trabalho amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tamires! Continue a nos acompanhar, você irá se surpreender com a delicia desse projeto!

      Excluir
  18. Me parece que nossas crianças estão cada vez mais sem limites. É responsabilidade (ou será falta?) dos pais. Educar é trabalhoso. Muito mais fácil é ceder aos apelos das crianças, assim eles se aquietam e tudo fica bem. Para quem? Com certeza não para os pequenos. Eles precisam e querem o limite... quando nos provocam estão sinalizando que precisam de um norte. Querem atenção. E passar limites é sinal de que os pais se preocupam com eles. Como dizia minha mãe, educação começa em casa. E continua na escola. Também é responsabilidade dos educadores trabalhar a questão do respeito, da boa convivência e do limite. Só assim nossos pequenos poderão conhecer uma sociedade mais justa, sadia e feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem! Super importante partilhar de varias oticas para o mesmo tema. De fato a educação aprendida em casa deve ser reforçada na escola, isso pode tornar as coisas mais simples. Porem, é preciso que os pais estejam conscientes da nessecidade de manter os estimulos de boa conduta que a escola apresenta a seus filhos e,trabalhar essa mesma questão em casa. A parceria deve ser real e continua, por mais dura que a tarefa possa parecer. Obrigado por dividir sua opniao conosco!

      Excluir
    2. Muito bem! Super importante partilhar de varias oticas para o mesmo tema. De fato a educação aprendida em casa deve ser reforçada na escola, isso pode tornar as coisas mais simples. Porem, é preciso que os pais estejam conscientes da nessecidade de manter os estimulos de boa conduta que a escola apresenta a seus filhos e,trabalhar essa mesma questão em casa. A parceria deve ser real e continua, por mais dura que a tarefa possa parecer. Obrigado por dividir sua opniao conosco!

      Excluir
  19. Concordo sim com vc Gutto,hj as pessoas confundem, educação da escola com a educação dos pais,aprendi que a educação vem de casa,pois tenho quatro filhos, criei eles sem a ajuda do pai deles, mas graças a Deus, nunca na minha vida, fui chamada na escola por reclamações de comportamento deles, hj só tenho um que ainda está terminando o ensino médio,mais graças a Deus, não tenho o que reclamar, pois meus filhos sabem bem como se comportar onde quer que esteja,concordo sim com vc, parabéns pelo trabalho, e coragem de escrever esse texto, pois alguns pais precisam sim saberem, que a obrigação de educar filhos , é obrigação dos pais, professores também merece respeito,pois não são obrigados a ter que passar por certas coisas, por causa de comportamento de crianças,adolescentes que não foi educado em casa, parabéns Gutto,👏👏👏👏👏👏,eu tiro meu chapéu pra vc,bj

    ResponderExcluir
  20. Concordo sim com vc Gutto,hj as pessoas confundem, educação da escola com a educação dos pais,aprendi que a educação vem de casa,pois tenho quatro filhos, criei eles sem a ajuda do pai deles, mas graças a Deus, nunca na minha vida, fui chamada na escola por reclamações de comportamento deles, hj só tenho um que ainda está terminando o ensino médio,mais graças a Deus, não tenho o que reclamar, pois meus filhos sabem bem como se comportar onde quer que esteja,concordo sim com vc, parabéns pelo trabalho, e coragem de escrever esse texto, pois alguns pais precisam sim saberem, que a obrigação de educar filhos , é obrigação dos pais, professores também merece respeito,pois não são obrigados a ter que passar por certas coisas, por causa de comportamento de crianças,adolescentes que não foi educado em casa, parabéns Gutto,👏👏👏👏👏👏,eu tiro meu chapéu pra vc,bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De modo algum Lucilene! Sou eu quem tiro meu chapeu e gratifico pela compreensao da mensagem que quis transmitir. Parabens pela formação que deu a seus filhos,isso pode torna-los pessoas melhores. Parabens peda determinação e muito obrigado por expor sua experiencia. Continue nos acompanhando, teremos coisas maravilhosas para partilhar c as mamaes. Bjs!

      Excluir
    2. De modo algum Lucilene! Sou eu quem tiro meu chapeu e gratifico pela compreensao da mensagem que quis transmitir. Parabens pela formação que deu a seus filhos,isso pode torna-los pessoas melhores. Parabens peda determinação e muito obrigado por expor sua experiencia. Continue nos acompanhando, teremos coisas maravilhosas para partilhar c as mamaes. Bjs!

      Excluir
  21. Gutto, quando teremos novos textos?

    ResponderExcluir
  22. Sempre que inicio uma reunião escolar, eu cumprimento os pais e digo:"Não sou educador, sou professor". E ai lhes explico que PRINCÍPIOS devem ser dados aos seus filhos.
    Eu me questiono será que é amor os pais que dão tudo as crianças. Não seria amor as vezes falar um NÃO ou ensina-las a conquistarem o objeto desejado?
    Conheço pais que dão de bandeja tudo o que eles pedem: dinheiro, roupas, celulares, faculdade, carta de motorista. Tive o exemplo de ver minhas irmãs ganharem tudo isso, hoje em dia se sentirem infelizes, e ainda viraram mães, sem terem concluído o curso universitário. Elas poderiam terem ido muito longe, mas assim como muitas meninas pararam no tempo.
    Eu sei que ser MÃE é uma benção, e rezo para que elas e todas minhas alunas gravidas consigam EVOLUIR e TER MATURIDADE quando estiverem com seus filhos.
    Que elas não deixem seus filhos olhados pelos avós, e vão pra rua pra fazerem mais filhos.
    Eu não sou perfeito porque com a minha idade, ainda dependo de meus pais, mas tento valorizá-los e mostrar as pessoas que EDUCAÇÃO recebi de meus familiares para conviver em sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você comentou Renato, suas preocupações não diferem da minha. Também vejo nossa juventude se perder em suas irresponsabilidades. A educação aprendida em casa é tão importante quanto a educação dada na escola. Enquanto professor me entristeço com o caminho que estamos seguindo. Muitos pais não se importam com a formação de seus filhos,nem estou me referindo a formação academica, mas na formaçao como cidadão, ser humano. Mais importante que a educação com mimos e varios sins é a educaçao formativa e eficiente que usa o sim, mas tambem faz o uso do não, impondo limites, ensinando a pratica dos valores e a real necessidade de respeitar o proximo e a si mesmo. Ha muitos casos nas escolas, alguns precisam urgente de solução.

      Excluir
  23. Eu sou educadora social e concordo com sua visão, mas também penso que é um jogando responsabilidade para o outro e todo mundo sem saber o que fazer! Quem está na escola precisa parar de tratar todos com padrão pois cada ser é individual e os pais é claro, darem regras e não permitir que uma criança com 6 anos por exemplo, faça o quer e tenha sempre razão. Acredito na força do vínculo e do respeito que gera desde a formação, nascimento e desenvolvimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro! Essa troca de ''não responsabilidade'' e um culpabilizando o outro também a fator para alguns casos de má educação e desvio de comportamentos, porém, os maiores responsáveis pela educação da criança são os pais, a escola apenas soma nesse aspecto com sua educação formal. A conduta e formação de caráter depende de cada um!

      Excluir
  24. Eu sou educadora social e concordo com sua visão, mas também penso que é um jogando responsabilidade para o outro e todo mundo sem saber o que fazer! Quem está na escola precisa parar de tratar todos com padrão pois cada ser é individual e os pais é claro, darem regras e não permitir que uma criança com 6 anos por exemplo, faça o quer e tenha sempre razão. Acredito na força do vínculo e do respeito que gera desde a formação, nascimento e desenvolvimento!

    ResponderExcluir