20/08/2016

Origami

Edit Feito para você por com 1 visão
Quem não se encanta nas dobraduras e técnicas criadas a partir de uma simples folha de papel ? O Origami é uma arte que O origami é muito mais do que fazer dobraduras! Essa arte japonesa milenar traz ainda uma série de benefícios para a molecada. Tanto que muitos educadores e pediatras recomendam essa atividade para estimular as crianças.Clique e conheça os benefícios dessa arte:
Ensinar os pequenos como fazer origami é importante porque ativa a criatividade e eles aprendem a ter dedicação e paciência enquanto suas mãos estão em contato com o papel. O origami é um passatempo divertido de confeccionar figurinhas de papel, mas ao mesmo tempo é também um desafio mental e físico para seus filhotes, que se divertem enquanto aprendem!
Confira a seguir dez razões porque toda criança deveria aprender a fazer origami. E se precisar de ajuda com as dobraduras, tem três técnicas de como fazer origami aqui no site de OMO, mostrando passo a passo como fazer uma caixinha, um balão e um peixe.
Dez benefícios do origami para as crianças:
  1. Desenvolve a coordenação das mãos e dos olhos. As crianças exercitam os músculos, nervos e ossos das mãos, ganhando força nos dedos e se preparando melhor para escrever.

  1. Estimula a concentração. A atividade exige muita atenção e foco mental, porque as dobraduras têm que ser feitas de uma forma metódica para a figurinha ficar perfeita. A criança fica concentrada na mesma atividade durante um período de tempo, o que a torna mais atenta, ajudando também no seu desempenho escolar.

  1. Ajuda na memória. Para dobrar bem os papeizinhos é preciso seguir as instruções, o que coloca a memória da criança à prova, já que ela tem que lembrar de todos os passos para conseguir chegar à dobradura desejada.
  2. Desenvolve a paciência. Há figuras mais difíceis de fazer que outras e nem sempre a confecção é boa na primeira tentativa. Os seus filhos terão que ser pacientes e aprender que de vez em quando tem que se tentar várias vezes antes de se conseguir chegar a um objetivo.

    1. Satisfaz emocionalmente. O origami é uma atividade prazerosa para uma criança, porque quando ela finalmente consegue fazer a figura de papel, ela se sente satisfeita por ter feito algo sozinha.
    2. Ativa a imaginação. Depois de algumas tentativas e de compreender como o origami funciona, a criança começa a dar asas à criatividade para criar as suas próprias figurinhas.

      1. O origami é relaxante. Os seus filhos podem relaxar com essa atividade, ficando mais calmos e menos estressados (o que também é bom para a mamãe e o papai).

      1. Ensina o valor do esforço e trabalho. O objetivo é confeccionar a dobradura corretamente e para isso a criança tem que se esforçar, fazendo um trabalho de precisão para chegar a esse objetivo.

      1. Promove o aprendizado. As crianças têm que pensar de forma lógica e matemática para realizar essa tarefa, tendo também contato com conceitos espaciais: acima, abaixo, para frente, para trás.

      1. Ajuda no tratamento de alguns transtornos. Muitos médicos sabem como fazer origami porque é uma atividade que também pode ajudar a tratar crianças com déficit de atenção, hiperatividade ou dislexia.


Um comentário: