03/08/2016

Criança saudável é espontânea, emotiva, divertida, colorida, feliz, barulhenta e inquieta

Edit Feito para você por com 2 Visões
Quem concorda ...

Por Psicóloga Cinthya Viana
Instragram: @psicologacinthyaviana


Crianças precisam se mover, navegar, procurar notícias ou coisas, criar aventuras e descobrir o mundo ao seu redor. Lembre-se elas estão a aprender, são esponjas, jogadores natos, caçadores de tesouros. São livres, com almas puras e um coração cheio de amor sincero.



Uma criança não nasce para ficar quieta, para não tocar nas coisas, ser paciente ou entreter-se. Uma criança não nasce para ficar sentada a ver TV ou jogar um tablet.
Uma criança não nasce para ser esquecida ou agredida.
Uma criança não quer ficar quieta o tempo todo.

Uma criança precisa brincar !!!
            
        A IMPORTÂNCIA DE ESTIMULOS NO CÉREBRO DE UMA CRIANÇA:
Podemos iniciar pelos benefícios das brincadeiras para as crianças, pois os benefícios estão presentes em todos os níveis (fisiológicos-emocionais, comportamentais e cognitivos). Na verdade, podemos citar diversas repercussões:
  • Regula o humor e ansiedade.
  • Promove atenção, aprendizagem e memória.
  • Reduz o stress, favorecendo a calma neuronal, bem-estar e felicidade.
  • Amplia a sua motivação física, graças à qual os músculos reagem impulsionando-as a brincar.
  • Tudo isso promove um estado ótimo de imaginação e criatividade, ajudando-as a apreciar a fantasia do que as rodeia.
E então, como podemos aperfeiçoar essa máquina. Independentemente da carga genética, o cérebro humano tem de ser constantemente desafiado para que mantenha e até melhore as suas funções cognitivas (como memória, percepção, raciocínio lógico-matemático, linguagem, atenção, aprendizado...). Mas, como é na infância que se desenvolvem as bases da inteligência, exercitar os neurônios desde cedo é tão importante para a garotada quanto ir à escola, dormir cedo e obedecer aos pais.
Assim que a criança nasce, os estímulos têm de ocorrer da forma mais variada possível. Desde o simples toque no bebê recém-nascido até brincadeiras e atividades mais complexas e desafiadoras a partir dos seis ou sete anos. É através dos estímulos sensoriais que são formadas as chamadas sinapses - conexões que favorecem a comunicação entre os neurônios. Quanto mais sinapses se formarem, melhor serão as capacidades cognitivas e maior será o aprendizado ao longo da vida.
"A capacidade de compreensão dos bebês é muito maior do que a maioria dos pais pode julgar", alerta o neuropediatra Luiz Celso Pereira Vilanova, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os adultos também não sabem que têm um papel fundamental para o desenvolvimento do cérebro de seus filhos. "Especialmente nos primeiros seis meses de vida, o vínculo afetivo favorece conexões cerebrais do bebê que irão valer para a vida inteira", garante a pediatra Ana Maria de Ulhôa Escobar, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Contudo, estimule o brincar do seu filho. A brincadeira irá contribuir para seu desenvolvimento infantil e estimulando seu aprendizagem e criatividade.



2 comentários:

  1. "Uma criança não nasce para ficar sentada a ver TV ou jogar um tablet." isso mesmo, falta apenas que os pais saibam disso... :(

    Julie Maria

    ResponderExcluir
  2. Julie esta certissima. Excelente exemplo que os pais devem fazer

    ResponderExcluir