23/06/2016

Pais com religioes diferentes

Edit Feito para você por com 10 Visões


 Ate meus 15 anos cresci num lar catolico. Alias quase todo mundo que eu conhecia era catolico. Quase Ninguem era praticante. A gente terminava a primeira comunhao, tinha aquela sensacao de dever cumprido, e nao aparecia mais na igreja ate alguem casar. Esse modelo de religiao pra mim nao serve. Eu precisava de algo mais solido.

Com 20 anos EU decidi buscar a Deus por mim mesma. Encontrei a paz que eu precisava na Congregacao Crista do Brasil. Depois de frequentar por 2 anos me batizei. So de ouvir os irmaos afinando os instrumentos ja enchia meu coracao de gratidao.

Os anos passaram. Vim morar na Italia e tive uma filha. Agora vivo a realidade de batizar minha filha na igreja catolica por uma imposicao social.

Meu companheiro, e toda a familia dele, embora nao sejam praticantes, ja estao planejando o batizado.

Nossa diferenca religiosa nunca foi um problema. Ele nunca se preocupou se eu orava, meditava ou rezava.

Agora a questao e;

batizar minha filha para satisfazer a vontade da familia paterna ou

impor a minha vontade e deixar que ela decida quando crescer ?


Infelizmente aqui ela nao tera a possibilidade de conhecer a Congregacao, ou qualquer outra igreja evangelica. Alias ate tem, mas fica bem longe de casa, e nao sei se eu mesma gostarei. Independente disso, todas as criancas fazem catequismo juntas, como uma extensao da escola, durante os 4 anos do primeiro grau. Como excluir minha filha de todo este padrao social?

O que voce faria ? 

Meu nome é Selma Fernandes. Tenho 40 anos. Sou a mamae da Lara. Trabalho período integral construindo um lar limpinho, feliz e cheio de amor!
Instagram: @_selfernandes

10 comentários:

  1. Na minha opiniao o batismo é um testemunho exterior da mudança interna na vida de um crente. O batismo cristão é um ato de obediência ao Senhor depois da salvação; embora o batismo seja intimamente associado com a salvação, não é um requisito para ser salvo. A Bíblia mostra em muitos lugares que a ordem dos eventos é que 1) uma pessoa crê no Senhor Jesus e 2) então é batizada. Esta sequência é vista em Atos 2:41: "Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados" (ver também Atos 16: 14-15).
    Um novo crente em Jesus Cristo deve desejar ser batizado o mais rápido possível. Em Atos 8, Filipe compartilha “as boas novas de Jesus Cristo" para o eunuco etíope, e "seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?"(Versos 35-36). Imediatamente, eles pararam o carro e Filipe o batizou.
    O batismo ilustra a identificação do crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Em todos os lugares onde o evangelho é pregado, as pessoas devem ser batizadas.

    ResponderExcluir
  2. Selma, eu ainda nao batizei Bernardo e Clara. Quero que eles escolham a sua religão, porem quero que sejam pessoas de bem. Que façam o bem ao proximo, que respeitem as pessoas ... Isso é sinal de caracter e nao uma imposição de religião. Minha opiniao é claro ... Na sua situação, faça para nao gerar conflitos e quando a Larinha for maior, de certeza fará a sua escolha

    ResponderExcluir
  3. O Espírito Santo não é uma questão de opção doutrinária ou denominacional. Porém, uma necessidade imperiosa, com o objetivo de sobrevivência da própria fé cristã. Como testemunha do Senhor Jesus e ministro de Deus, posso afirmar, com toda a segurança, sem qualquer receio de errar, que é impossível seguir o Senhor Jesus sem o batismo com o Espírito Santo. Em outras palavras, é impossível ser cristão sem ser selado com o Espírito Santo!

    ResponderExcluir
  4. Se a gente for levar a fundo, o comércio da religião também é pecado. Infelizmente vivemos em um mundo onde as regras só servem para a casa do vizinho. Hoje, muitas igrejas arrecadam com a palavra de Deus e a Bíblia mesmo é contra isso. E outra: a Bíblia também é clara. Portanto, o Batismo é importante para esse novo ser como uma proteção e benção de Deus

    ResponderExcluir
  5. Oi, Selma.
    Assim como você, nos meus primeiros anos de vida fui criada em uma família com base católica, por causa da minha mãe. Meu pai era evangélico, porém não frequentava mais a igreja. Por esta razão eu e meus irmãos fomos batizados na igreja católica. Meu avô paterno, um libanês convertido ainda quando criança e super ativo na igreja Presbiteriana nunca criou caso com a minha mãe ou sua família, que quiseram um casamento na igreja católica, o batizado dos filhos/netos também na igreja católica. Ele falava muito de Deus para a mamãe (nora dele), mas nunca entrou em conflito por questão de religião. E eu acho que ele foi muito sábio. Quando eu tinha uns 8 anos a minha mãe se converteu e passamos todos a frequentar a igreja Presbiteriana. Quando éramos adolescentes eu e meus irmãos optamos por nos batizarmos na Presbiteriana. Meus filhos não são batizados pois frequentamos atualmente a igreja Batista, e lá as crianças não são batizadas (apenas apresentadas e consagradas) por entenderem que o batismo é uma opção. E eu acredito nisso. Oro pelos meus filhos diariamente. Peço a Deus que os conduza. Tento ensiná-los ao máximo sobre a Palavra de Deus. Mas são eles quem vão decidir o caminho que querem seguir, e o batismo, quando ocorrer, será uma forma de confirmar isso tudo, de corroborar esse entendimento por parte deles. Quando morava no RJ frequentei uma escola católica. Meu filho mais velho também. Mesmo não sendo esta a minha "religião", acredito que a escola católica tem preceitos morais e educacionais muito importantes e sólidos. E eu respeito e admiro isso. Nem por isso deixei de seguir meu caminho pessoal no evangelho, com Cristo, e o mesmo ocorreu com o meu filho, com quem eu sempre conversava e orientava para não haver conflitos em sua cabeça tão novinha. Essa foi a minha experiência de vida (pessoal e familiar). Espero ter te ajudado de alguma forma. Que Deus abençoe muito você, a Lara e toda a sua família!
    Beijinhos, Michelle
    www.amandoohoje.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada MIchelle, sua posição quanto ao batismo é igual a minha. Meu problema está sendo mais social. Muito difícil expressar minha posição religiosa por aqui...

      Excluir
  6. Eu sinto que a Igreja priorizou o segundo mandamento mais importante de Deus: amar aos outros como você ama a si mesmo e isso é ótimo, principalmente para aqueles que já frequentaram igrejas. Porém acho que o batismo deve ser feito quando ambos os pais sao da mesma religião. O meu receio é que haja confusao na hora de explicar a criança. outra coisa tambem é que devemos alem de batizar, seguir! Batizar por batizar tambem nao é bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Batizar por uma imposição social não tem significado algum.

      Excluir
  7. ACEITE convites.
    Batizados, formaturas, aniversários, casamentos, conferências ...É assim que eu vejo o Batismo apenas como um evento social colocado para apresentar a criança a familia. Ocorre que quando a criança vira adolescente em muitos casos ou sai da religião ou escolhe a sua religião.
    Agora se a familia focar mesmo nisso ... pode ter alguem fiel na escolha do batismo.
    Selma aguarde sua filha crescer e deixe escolher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb prefiro q ela decida. O pior será quando entrar na eacola... aqui desde a primita série até o 4°ano todos fazem catequismo.juntos... mais uma imposição social que eu não concordo

      Excluir