25/06/2016

Minha visão de Pai

Edit Feito para você por com 5 Visões

Estava lendo o texto da Gleice Soares e concordo com ela quando diz que se os homens (pais) ajudassem mais as mulheres (mães), não sobrecarregaria ninguém. Vou lhes contar uma passagem da minha vida e experiência como pai.

Sou divorciado há quatro anos, sou pai de um garotão de 12 anos de idade, o João Miguel. Sou homossexual e vivo com meu parceiro há quem dedico boa parte da minha vida, fui bem aceito por minha família e exclusivamente por meu filho.

Bom, quando eu era casado com a mãe do João Miguel, assim que ele nasceu, foi a maior alegria, a maior felicidade que um homem poderia sentir, um verdadeiro presente de Deus e só quem é pai sabe as sensações e fusão de sentimentos. É um amor que chega a doer no peito. Ele nasceu no final de janeiro, estava muito calor e geralmente crianças recém-nascidas sentem muitas cólicas, e essas cólicas geralmente vem nas noites. Eu como pai revezava com a mãe, alternando as noites, pois eu sabia que durante o dia ela não tinha descanso, por conta dos afazeres de casa e dos cuidados com ele, nas noites, quando as cólicas chegavam o que eu fazia?

Pegava o João Miguel e o levava para sala, ligava a televisão - era época de carnaval, o deitava sobre meu peito sem camisa olhando para a Tv, pois as cores das escolas de samba me ajudavam a distrai-lo e com isso ele se acalmava. O calor do meu corpo o esquentava e ele acabava adormecendo, confesso que eu também. Por outro lado, a mãe também podia dormir e descansar, sei e reconheço que a vida de mãe não é fácil e que ser pai não é só trabalhar para colocar comida na mesa, mas sim participar da vida e do crescimento de seus filhos. Eu faço questão de participar de todos os momentos da vida dele, isso é muito importante, cria laços muito fortes entre pai e filho e alimenta o relacionamento que se deve ter.

Hoje com 12 anos, sinto saudades desse tempo, jamais conseguiria fazer isso novamente pois ele já está enorme, mas mesmo assim eu o encho de carinho sempre que posso. E reafirmando o assunto principal desse texto, acredito sim que se for delegado igualitariamente funções entre pais e mães, tudo ficará mais fácil. Ser mãe não é uma função para praticar sozinha, se essa não for decisão da mulher, claro. Ser mãe é desdobrar sua vida em um, dois, três ou muitas mais situações, é expandir seu coração e permitir que ele bata num outro ser dado por Deus, ser mãe é dadiva, é a capacidade de ouvir mesmo que não haja som, é compreender os sentimentos e perdoas as falhas, é não viver para si, mas para os filhos, ser mãe é dom, é honra. A mulher é virtuosa, mas precisa de um companheiro para dividir esses momentos, para ter um colo onde repousar e descansar, ser pai não é favor, é dever e obrigação, é prazer, mas é também afirmação de caráter de quem não tem medo de assumir seus compromissos e se torna fiel a seus princípios enquanto homem, não da virilidade máscula, mas dos conceitos éticos de responsabilidade.


Por:  Marcos Nutela
Face: Marcos Nino Nutela
Instagram: @marcosnutela

5 comentários:

  1. Marcos meu total respeito a ti!
    Postura de PAI a 100%.... ahhhhh se todos fossem assim!
    Um beijo e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente muitos homens ainda possuem aquela postura ultrapassada que atribui todo o trabalho relacionado a casa e filhos para a mulher.
    É preciso mais amor, compreensão e cumplicidade entre os casais. ..

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  4. Nossa amei sofri e sofro nas noites mal dormidas das minhas bebê o pai ajuda bastante na troca de frauda banho e tudo mais só que choro já coloca no meu colo - to ela que mama . Rsrsrs
    Isso me chateia demais os papais tem que colocar na cabeça que não é ajuda a mãe e sim uma tarefa que o pai a mãe e perfeitamente capaz de fazer juntos
    Nino ta de parabéns por mais país como você voto sim ��

    ResponderExcluir
  5. Nossa amei sofri e sofro nas noites mal dormidas das minhas bebê o pai ajuda bastante na troca de frauda banho e tudo mais só que choro já coloca no meu colo - to ela que mama . Rsrsrs
    Isso me chateia demais os papais tem que colocar na cabeça que não é ajuda a mãe e sim uma tarefa que o pai a mãe e perfeitamente capaz de fazer juntos
    Nino ta de parabéns por mais país como você voto sim ��

    ResponderExcluir