02/06/2016

As dores e as delícias de ser mãe

Edit Feito para você por com 9 Visões

Recentemente no Facebook algumas mulheres postaram fotos suas grávidas e de seus filhos para mostrarem o quanto amam ser mães e desafiavam outras a fazerem o mesmo marcando-as na postagem. Embora não fosse declarado, suspeitamos que fosse uma campanha anti-aborto.
Algumas mulheres postaram falando também dos problemas em ser mãe, do peso que era em alguns momentos. Foram fortemente criticadas como se fosse um tabu dizer que há também dificuldades.

Há uns dias atrás vi uma postando um link do blog Macetes de mãe que dizia: pareço ser boa mãe, mas... Já fiz muitas dessas coisas. E vinha uma lista de coisas que as mães fazem só para ter um tempinho para elas. As identidades das mães foram preservadas, mas várias mulheres comentaram se identificando. Dentre elas havia algo assim: já deixei a criança demorando no banho só para poder checar meus e-mails. Ou: já demorei no banheiro só para ler mais um capítulo do livro. E algumas são bem escabrosas, como colar a filha na parede com durex largo.

Ah, mas não era para falar só das coisas bonitas de ser mãe? Em várias situações há uma queixa velada dos companheiros que não cuidam do próprio filho para que as mulheres possam descansar.
Pois é! Tem também o lado difícil. Tanto que há um ditado popular que diz que ser mãe é padecer no paraíso. Só para pensarmos um pouco: será que tudo é culpa da mãe? A sociedade acha que é! Uma vez eu fui atravessar a rua com meus três filhos: um no colo e as outras duas segurando na mão. A mais velha, com sete anos, se soltou da minha mão e correu. Um carro freou bem em cima dela. Eu fiquei tão assustada que nem tive reação. Mas o motorista olhou pra e mim e disse: Eh, mãe, hein! Ele nem se deu conta que eu estava sozinha com três crianças. Para ele, a culpa era minha por não ter segurado a mão da minha filha e ter deixado que ela se soltasse.

Mas o filho é só da mãe? A sociedade acha que é. Ninguém pergunta pelo pai. Quando a mãe é sozinha, ela tem que dar conta e todos creem que é normal. E se o pai cuida dos filhos, ele é herói. Não param para pensar que é obrigação dele também cuidar dos filhos que ajudou a trazer ao mundo. E é pesado sim para a mulher ter que dar conta de tudo. Em geral, a mulher trabalha para sustentar a casa e ainda tem que ser boa mãe e dona de casa. Os maridos se programam aos sábados para tomar cerveja ou jogar futebol com os amigos. A esposa limpa a casa e cuida dos filhos. E isso é trabalho.

O dia que houver uma divisão de tarefas mais igualitária entre homens e mulheres, talvez as mães não tenham que recorrer a subterfúgios só para poder ficar um pouco sozinha e descansar. Vejo que isso já está ocorrendo. Outro dia, uma mãe de recém-nascido postou no Facebook: ouvir eu te amo é lindo, mas ouvir um “eu cuido do bebê para que você possa dormir, emociona, até arrepia”. Isso traz um alento. Quem sabe se os meninos também brincarem de papai e mamãe e começarem a assumir o papel de pais, possam ser melhores companheiros para suas esposas e pais mais presentes para seus filhos.

Por: Geralda Dias



9 comentários:

  1. A sociedade culpa as mulheres por terem filhos. Para o homem somente os louros, mas a mulher.. Essa, esta perdida se engravida. Tudo nas nossas costas... Triste realidade. Oq me conforta é o sorriso dos meus pequenos. E o que me da força pra levantar e encarar esse mundão todos os dias. Texto ótimo. Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Recebemos por email:

    "Adorei o texto, tbm concordo com vc, pois sou pai e tbm me vejo na responsabilidade de cuidar de meu filho, bjs

    Atenciosamente,
    marcosnutella | nino_ams@hotmail.com"

    ResponderExcluir
  3. Querida, antes de mais amei a sua mensagem! Ser mãe não é apenas gerar é também amar, cuidar, educar e pensar que aquele ser... depende praticamente de si! A mãe escolhe ser mae, escolhe uma nova vida, escolher o amor ao inves da carreira, escolhe tanta coisa .... ser mae é o melhor momento da vida de uma mulher!
    Eu falo por mim, podem criticar e ser eu!? Podem apontar na rua, e ser eu?! A mulher sempre é julgada acima de qualquer situação, com ou sem marido, com ou sem os pais dos seus filhos ... portanto eu espero que um dia a sociedade venha respeitar a opção da mulher de ser mae!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo! Eu estou a espera do primeiro filho e espero ser uma boa mae. esse texto deu-me motivação

    ResponderExcluir
  5. Por favor nao generalizem. Existem homens bons, sei que a responsabilidade maior é da mulher, só que existem homens com postura de pai sim sim. Eu ainda nao sou, mas acho que devemos tambem nao falar tao mal do homem. (acho que vou ter varias respostas, é a minha opiniao)Admiro a mulher que tem uma responsabilidade enorme, só que espero que todas tenham essa sorte de ter um homem bom ao lado e nao tiverem força para lutar sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, boa noite. Obrigada por nos escrever e por ler nosso conteúdo, mas a maioria ainda é como o que foi retratado no texto. Ainda bem q eu sou casada com um que sabe que criar filhos é responsabilidade dos dois. Mas a maioria, infelizmente ainda deixa muito a desejar.
      Kezia.

      Excluir
    2. Kezia parabens para voce que tem um bom marido porem o que deu para compreender que varios nao cumprem com sua resposabilidade e com isso acham que todos os homens sao iguais. Acho bonito mulheres que conseguem cumprir tudo sozinha.

      Excluir
  6. Vida de mãe não é fácil, pra ajudar não tem ninguem agora pra criticar, se acorda tarde passa por vadia, mais não querem nem saber se você passou a noite em claro cuidando do filho, se a casa ta bagunçada você é porca mais quem segurou o bebe para você poder limpar? a mais quando o bebe dorme bem que podia fazer as coisas né? e cade o descanso, acham que somos robos, não temos fome(comemos quando da) não ficamos cansadas, amo meus filhos, mas confesso que tem horas que piro tenho um bebe de 6 meses e um menino de 6 anos(terrorista hehehehe) super hiperativo

    ResponderExcluir
  7. a sociedade sempre a criticar a mulher. eu sei que sao crianças em casa. os meus sobrinhos acordam e assim começa o dia, minha irma ou mae, podem estar com sono, fome, vontade de fazer xixi param tudo para ajuda-los. a criança vira a prioridade e isso é o amor. Eu sempre admiro uma mulher que optou em ser mae e por isso apoio minha irma nesse projeto

    ResponderExcluir