A importância do brincar livre na infância

Edit

Porque o Brincar é tão importante! 

Apresentações feitas, é hora de contar o que vim somar nesse blog materno que é feito com tanto carinho! Ficarei responsável por apresentar a vocês a importância do brincar na infância. Sim, pode parecer bobagem mais na brincadeira todo mundo aprende: pai, mãe, criança, educador, avós! Vai ter também sugestões de brincadeiras para dentro e fora de caso, dia de chuva e dia de sol, brincadeira rapidinha e brincadeira para quem tem um tempão. Não deixe de sugerir, comentar e compartilhar como é o brincar aí na sua casa!

Desde os primórdios da humanidade existem registros comprovando que a brincadeira está presente no cotidiano das crianças. Achados arqueológicos também mostram que a humanidade brincava muito antes de aprender a escrever e que jogos como ‘cinco-marias’ já eram conhecidos na Pré-História.

Brincar é essencial para a formação do ser humano. Na atividade lúdica, a criança descobre o corpo, aprende a socializar, resolve problemas, imagina. Enfim, brincar é, por excelência, a linguagem da infância que interpreta as coisas do mundo.

Podemos considerar que a brincadeira, além de ser uma fonte de imenso prazer na vida das crianças, também cumpre funções de desenvolver capacidades de expressão, organização dos sentimentos e processos criativos.

As brincadeiras, a exemplo de cada momento de transição das faixas etárias das crianças, também vão passando por mudanças, num processo de elaboração inerente a cada fase vivida.


Mais do que espaços físicos e brinquedos, é importante motivar o convívio lúdico entre as crianças e delas com adultos, reafirmando que o potencial do brincar independe dos objetos aos quais ela tem acesso e que todas as crianças brincam e criam brincadeiras a partir de sua própria realidade social, sendo esse o objetivo do blog Brincar em Santos, que através de divulgação de atividades infantis em Santos e na Baixada Santista, proporciona as famílias o resgate a brincadeira livre entre pais e filhos.

O Brincar em Santos é um guia de lazer e qualidade de vida para as crianças, sempre focando na qualidade no tempo que os pais possam passar com seus filhos. O blog reúne as principais atividades infantis da região além de retratar o mundo materno real, com bom humor e muito jogo de cintura é possível viver a maternidade mais tranquilamente.








Thaís Santos
Blog: www.brincaremsantos.com.br
Facebook:www.facebook.com/brincaremsantos
Instagram: @brincaremsantos

7 comentários:

  1. Thais, brincar é brincar! Eu falo por mim, quando brinco com os meus filhos parece que o mundo para e existe apenas os brinquedos! Acho que precisamos ter esses momentos várias vezes ao dia! Agora estamos com o hábito de todos entrarem na brincadeira e as vezes tem amigos a tocar em casa, e apenas ouvem a bagunça kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Brincar é sentir a felicidade, brincar é educar, brincar é amar

    ResponderExcluir
  2. Brincar é muito importante para qualquer pessoa e principalmente para as crianças.
    Se todas as crianças tivessem esse momento teriamos pessoas mais felizes.
    Actualmente ocorre que muitas familias precisam trabalhar e com isso as criancas tambem nao brincam a 100%

    ResponderExcluir
  3. Brincar é ótimo! E além de tudo faz bem para a mente e para o corpo.

    ResponderExcluir
  4. A modernidade vem acabando com isso de brincar usando o corpinho... e é uma pena! Felizes os que brincaram na rua,com pés descalços e brinquedos de madeira 😊

    ResponderExcluir
  5. A modernidade vem acabando com isso de brincar usando o corpinho... e é uma pena! Felizes os que brincaram na rua,com pés descalços e brinquedos de madeira 😊

    ResponderExcluir
  6. BRINCAR é importante para todos. Amei essa pagina do blog. Vou acompanhar sempre

    ResponderExcluir