03/07/2016

A visão do Fisioterapeuta

Edit Feito para você por com 1 visão
Primeiramente, além de toda a ansiedade do momento, tenho o dever moral e religioso de agradecer imensamente à Deus e às pessoas que, de alguma maneira, fizeram parte da 'minha' semana. Semana esta de muito trabalho, crescimento pessoal, conquistas diretas, desenvolvimento profissional e por fim, evolução de conhecimentos.

Permitam-me, não será necessariamente de mim ou de minha vivência cotidiana que pretendo discorrer neste texto, mas sim de observações e reflexões que fui adicionando naquela "caixinha mental" de surpresas do dia-a-dia. Por isso, tentarei de todo modo não ser fatigante e pouco cordial com os fiéis interlocutores. (prometo, porém... perdão se eu acaso não for).

Há meses que venho acompanhando o surto epidêmico de algumas doenças pelo mundo, e como de praxe por "ser" (ou "estar") na Saúde, costumo pesquisar o que estão falando, o processo de evolução da doença (que chamamos de Fisiopatologia), sua incidência em alguns países (onde configuram-se as taxas epidemiológicas como ENDEMIA, EPIDEMIA, PANDEMIA e etc.), e agora sim, os tratamentos propostos sejam eles conservadores (com medicações) ou alternativos (como acupuntura ou fitoterapia). E é exatamente neste último que as "coisas" começam a bagunçar de forma caoticamente catastrófica (sintam a intensidade de minha angústia).

Convido o leitor à uma reflexão breve e sucinta. Um dos maiores e já aclamados avanços dos últimos 20 anos (déc. de 90) foram os Computadores e; com eles vieram a Internet, a divulgação quase instantânea de informações, as Redes Sociais de âmbito Global e, quero aqui enfatizar, a publicização de opiniões. Percebam, por favor, que não estou querendo descaracterizar e maldizer quem "anda por aí expressando-se a torto e a direito", porque eu mesmo estou emitindo a minha opinião neste exato momento. Não é isso! Somente o meio e como exatamente estão fazendo que não considero certo ( e aqui sou co-participante com vários outros profissionais).

Ter um meio "virtual" onde as pessoas podem literalmente "vomitar" o que bem quiserem, emitir estados de direito, acusar e absolver seres-humanos e se atualizar amplamente sobre qualquer assunto deu às pessoas um PODER SOBRENATURAL. É realmente surpreendente como qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, em qualquer momento sabe sobre TUDO. De forma errada. Quer um exemplo? Pergunte sobre que remédio tomar para Gripe pra alguém na rua. Rapidamente ele(a) sacará seu telefone móvel, acessará o Google e Pufff! te listará no mínimo 5 medicações diferentes, com princípios ativos que em alguns casos anulam-se (mas ele(a) não saberá disto por não estar escrito). Mas porque? Simples ou não, as informações pesquisadas são, em muitos casos, divulgadas por terceiros, que buscaram de fontes de outros terceiros e esse ciclo nunca finda-se. Por fim, não são informações com "ciência".

Logo, o vírus da gripe, a Influenza, "vá lá não é tão perigosa" (mas, pode matar! OK?!) alguém pode dizer. Mas, "E se" estivermos falando ou pensando no Zika's vírus, Varicela, Poliomielite, Rubéola, ... ; ou "E se" extrapolarmos para patologia crônicas como "Paralisia Cerebral", Acidentes vasculares Encefálicos, Esclerose Múltipla, Cardíacas como Hipertensão Arterial ou Infartos do músculo cardíaco (miocárdio) etc. Ah! Queridos leitores, aqui não pode haver "e se". Todas as patologias tem que ser tratadas com seriedade e a busca por informações tem que ser de fontes sérias, com a responsabilidade da transmissão da Ciência e com evidência.

Por isso, rogo aos estimados que mantenham-se alertas para não 'cair' em falsas informações de profissionais que não dominam o que estão falando ou, de pessoas que simplesmente estão "vendendo o peixe para vocês assim como foi vendido para ele". 


Como meu finado Avô dizia: Com Saúde não se brinca! Parabenizo a iniciativa deste Blog como divulgador e Acolhedor de informações sensatas e esclarecedoras. Parabéns!!!


João Geraldo Carvalho de P. Martins
Fisioterapeuta
janjaofisio@me.com
(tel: [+351] 917.498.866)

Um comentário:

  1. Muitas vezes a exaltação dos profissionais em relação a alguns diagnósticos ocorre devido a própria dificuldade e complexidade do mesmos. Existem quadros clínicos difíceis, em geral com problemas crônicos, para os quais os médicos clínicos não encontram causas físicas, orgânicas, e tampouco seus sintomas respondem aos tratamentos convencionais, e são portanto atribuídos a fenômenos psicológicos. Trata-se de um diagnostico diferencial desafiador

    ResponderExcluir