30/06/2016

Usando fralda de pano

Edit Feito para você por com 12 Visões


Eu comecei a pesquisar sobre fraldas de pano ainda durante a gravidez. Muitas pessoas nao entendem o motivo de se usar algo considerado obsoleto hoje em dia. Mas minhas razoes, mesmo nao compreendidas, sao importantes pra mim.



Alguns dos itens que me fizeram investir em fraldas de pano:

1 - A preocupacao com o meio ambiente. Neste link tem um post ótimo sobre o impacto ambiental das fraldas descartáveis.

2 - Onde eu moro, a coleta de lixo misturado ocorre 1 vez por semana. Portanto teria que armazenar em média 40 fraldas por semana. Sinceramente acho mais higienico lavar e me livrar de uma vez!

3 - Sao lindas ! Sim, acho fofo aquela bundinha de patinho, uma fofureza que dá vontade de morder!




Eu li muito sobre o assunto antes de investir, porque nao sao baratas! Cada fralda com 2 forros (absorventes de micro fibra) custa em média 50,00 reais. Sendo assim, ví vários vídeos no youtube e pensei muito antes de sair comprando só porque " tá na moda!" essa coisa de se preocupar com  meio ambiente, ser vegetariano e consumir alimentos lactose ou gluten free, rs... Além de mais um monte de coisas que surgem todo dia só pra confundir nossa cabeca !




Finalmente minha decisao foi encontrar um meio termo. Comprei 12 fraldas com 20 forros. Minhas marcas escolhidas foram, DIPANO, Alva babys e Bebes ecológicos. Gosto de todas quase igualmente. 

Mas afinal, como ficou minha rotina ?

Eu decidi fazer assim; pra ficar em casa uso as fraldinhas de pano. E quando saímos pra passear, uso as fraldas descartáveis. De noite tambem opto pelas descartáveis, e nao me preocupo com a troca noturna.

Mas e pra lavar ? Nao dá muito trabalho ? 

Esse é o argumento mais usado no time do contra, rs... Na verdade pra quem usa máquina de lavar esta tarefa é muito simples. As fraldas com coco eu enxáguo e deixo no balde tampado junto com as fraldas de xixi. A cada 2 dias eu lavo assim;

primeiro eu separo os forros das fraldas, jogo tudo na máquina e uso a funcao enxague. Depois coloco pra bater num circuito completo com uma tampinha de detergente de cozinha e como amaciante uso 1 xíxara de vinagre branco.

Estas fraldas de pano modernas sao revestidas com um material anti-vazamento, por isso nao podemos usar amaciante de roupas.

Este vídeo é bem explicativo, e me ajudou muita a decidir.



Atualmente gosto muito das minhas fraldinhas, e sou muito feliz com a minha escolha. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o uso destas fraldas, deixe seu comentário, que terei prazer em responder.


Sou Sel Fernandes, santista morando na Sardegna, mae aos 40, aprendendo e me apaixonando pela maternidade cada dia mais!
Instagram: @_selfernandes



12 comentários:

  1. Compreendo a questao da natureza, custo, só que para falar gasta agua, sabao e tempo! Esse calculo também é colocado na hora da comparação? A fralda descartavel veio para facilitar a vida das mamaes e acho que para quem tem tempo, ok. agora para quem tem rotina, ai é complicado.
    Beijos Sel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanete muito obrigada por participar do blog ! Então, na verdade o gasto de água e energia usado para produzir as fraldas descartáveis é muuuuuuito superior ao gasto para lavar as de pano. Quanto a rotina todas nós temos... realmente é uma questão de prioridades. Como eu disse no post não sou uma pessoa radical e encontrei um meio termo que funciona pra mim. Bjo grande e seja sempre bem vinda !

      Excluir
  2. Você gosta de costurar? Então faça a suas próprias fraldas de pano para o bem do seu bebê e do planeta! A maioria dos moldes disponíveis na Internet, assim fica ate mais barato e da sua maneira.
    Acho que cada mae, familia deve adaptar consoante sua realidade
    Excelente post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sou tão hábil ao ponto de fazer minhas fraldinhas. Além disso as modernas são revestidas de um material que impede o vazamento. Muito obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  3. Acho genial. Dizem que essas fraldas sao especialmente concebidas para a pele sensível do recém-nascido. Agora com indicador de Humidade: a linha muda de cor se a fralda estiver húmida, para saber quando tem de a mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim ? Não conheço ainda está opção que muda de cor. Adorei !

      Excluir
  4. Eu estou quase finalizando a fase das fraldas. Fralda é um grande peso no orçamento de qualquer familia. Apoio o uso para ajudar a economizar, isso se for na totalidade. Cada mae tem que achar o que é adequado a sua realidade. Por exemplo, no meu caso nao daria muito certo pois tenho a vida bemmm corrida! Agora para que no inicio fica exclusivamente para criança ... é uma opção

    ResponderExcluir
  5. Lavar a cada dois dias apenas? Isso nao deixa mal cheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davilson eu deixo até por mais dias.. porém como só tenho 12 fraldinhas preciso lavar com mais frequência. Não acho que o cheiro seja pior que as fraldas descartáveis. Obrigada pela participação no blog.

      Excluir
  6. Querida Sel, acho que deveria usar fralda descartavel. Assim voce teria mais tempo para aproveitar com a sua bebe. Compreendo a questao natureza, só que nessa fase inicial é importante a mae aproveitar com o bb. ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, muito obrigada pela visita! Na verdade não gasto tanto tempo com as fraldas. Uso maquina de lavar. Secam em.poucas horas e não precisam (nem podem)ser passadas. Meu tempo gasto é de por na máquina. Estender e guardar.
      Seja sempre.bem vinda ao blog !

      Excluir
    2. Oi, muito obrigada pela visita! Na verdade não gasto tanto tempo com as fraldas. Uso maquina de lavar. Secam em.poucas horas e não precisam (nem podem)ser passadas. Meu tempo gasto é de por na máquina. Estender e guardar.
      Seja sempre.bem vinda ao blog !

      Excluir