13/06/2016

Por que? A criança e a fase dos porquês

Edit Feito para você por com 14 Visões
De acordo com a celebre música da apresentadora infantil XUXA "POR QUÊ ?"

Vamos ao trecho da música:


(Xuxinha): Por que a gente tá indo pra Esse lado Xuxa?
(Xuxa): Ah, porque...
(Guto): Por que não vamos pro outro lado? Por que?
(Xuxa): Porque o caminho...
(Xuxinha): Ai, ai, ai, ai, ai, será que vai Demorar muito?
(Xuxa): Nossa, vocês só sabem falar porque, Porque, porque...

Diante  de tantos questionamentos.Vamos lá. 
Atualmente me deparo com uma fase mais uma (rsrs) de Isabela, o famoso POR QUÊ?

Por volta dos três,quatro e cinco anos de idade a criança desperta para a curiosidade de entender como as coisas acontecem. E a partir dessa descoberta, passa a perceber os fatos ao seu redor dando maior ênfase a como tudo acontece, ou seja, os porquês referentes a esses. 

Muitas vezes as crianças nos questionam repetidamente e emendam um porquê atrás do outro. Ai minha gente, e só se preparar para o bombardeio de porquês, juntos, separados com e sem acento.

Devemos ter tranquilidade e paciência para responder quantas vezes se fizeram necessária, evitando dar respostas diferentes a cada vez que for perguntar para não confundir  a cabeça da criança, ao menos que você perceba que o pequeno realmente não entendeu e que deve explicar de outra forma.

Um beijo,

Sou Conceição, mãe da Isabela.
Instagram: @conmef1


Siga-nos em:


14 comentários:

  1. Por que é a vida da criança nos primeiros anos e eu infelizmente vejo que alguns pais nao tem paciencia.
    Triste!
    Acho que explicar para uma criança o que é certo ou errado, explicar o sentido da vida, é a melhor coisa que um pai e mae podem fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No texto eu não citei falta de paciência e não se trata disto aqui. O objetivo do pequeno texto é somente informar numa VISÃO real em mais uma das fases da infância. Obg pela opinião.

      Excluir
  2. Xuxa é rainha em qualquer lugar do mundo. Fez bem em citar essa musica. Essa fase é de extrema importancia para um bom crescimento

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, a fase dos porques é uma etapa importante devido ao adulto conseguir raciocinar como explicar de uma maneira educativa e para a criança devido a compreensão. tenho uma amiga que descobriu assim, que o filho tinha dificuldade em um dos ouvidos e passou por uma cirurgia. Ela explicava e ele nao percebia, ela fala mais alto, mais devargar ate que quando procurou ajuda de um profissional descobriram que nao era um problema mais serio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sim,assim como as demais e uma fase imporante.bjs

      Excluir
  4. Gente do céu. Meus filhos me tomam com tanta pergunta. Tem hora que eu entro em parafuso. kkkk
    Amo demais. E quando quero deixar eles tontos tbm, mando um porque sim ou porque não.
    Um xêro!

    ResponderExcluir
  5. Conceição essa fase para mim ainda não chegou. Eu sei que vai chegar! hahahahaahah E ja estou preparada #SQN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkk é verdade. Essa fase com fé em Deus chegará.bjs querida.

      Excluir
  6. Jesus amado. Hahahaaha essa fase eh complicada. Mas a dica eh, responda o básico. Nao entre em muitos detalhes, pq as vezes vc so vai piorar a situação. E tenha tooooda a paciencia. Pq filhos so serão criança uma vez, passa rápido e a gente sentira muita falta. Texto ótimo. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Conceição, a Isabela é linda. A fase dos porques é emoção na vida de qualquer familia e a minha hora vai chegar hahahaah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida obg pelo elogio. Fico feliz. Concerteza chegará e será sem dúvida uma feliz emoção.bjs

      Excluir